Meu Progresso

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

REGANHO DE PESO PÓS BARIÁTRICA: COMO EVITAR?

Galera, fiz uma parceria com Vanessa Queiroz que me fez a proposta de fazer Guest Post relacionados com meu blog. 
Após uma enquete no facebook, separei alguns temas sugeridos por minhas queridas facefriends e o primeiro tema a ser abordado será: REGANHO DE PESO PÓS BARIÁTRICA: COLO EVITAR?
Aguardo Comentários!!!!
Força na peruca e vamo que vamo! 



Mais da metade dos pacientes de cirurgia bariátrica voltam a ganhar peso. Saiba como não entrar nessa estatística

A cirurgia bariátrica, popularmente conhecida como cirurgia de redução do estômago, tem crescido consideravelmente em popularidade entre os pacientes brasileiros nos últimos anos: estima-se que o Brasil seja o segundo país no mundo em número de cirurgias desse tipo realizadas anualmente.

Apesar de trazer resultados satisfatórios no curto prazo, para que eles sejam mantidos é necessário um bom acompanhamento no pós-operatório, assim como o seguimento de uma dieta que mantenha a forma adquirida. Ocorre que grande parte dos pacientes que se submetem à cirurgia bariátrica acredita que, após o procedimento, podem voltar a comer tudo o que bem entenderem.

É justamente aí que mora o problema. Isso porque mais da metade dos pacientes da cirurgia bariátrica voltam a engordar após a operação, justamente por não adotarem hábitos alimentareis mais saudáveis e ignorarem o acompanhamento pós-operatório. Enquanto recuperar alguns quilos é completamente normal, outros pacientes chegam a ganhar até mais peso do que tinham antes da redução de estômago.

Como evitar o reganho de peso após a cirurgia bariátrica

Para não voltar a ganhar peso após a cirurgia bariátrica é importantíssimo não abrir mão do acompanhamento clínico pós-operatório com médicos, psicólogos e nutricionistas, que serão fundamentais para ajudar o paciente a manter o equilíbrio psicológico e, também, dos resultados da operação e da dieta que deverá ser obedecida para manter os resultados da operação.

Manter-se firme na dieta é imprescindível para não voltar a ganhar peso após a cirurgia bariátrica, pois apesar de a cirurgia implicar em uma diminuição na capacidade de absorção do seu estômago, isso não impedirá que a ingestão de alimentos demasiadamente calóricos (como doces, frituras, chocolates, etc.) impeça o paciente de voltar a engordar.

É importante que o paciente tenha em mente que a cirurgia bariátrica em si não faz milagres. Muitos acreditam que após a cirurgia deixarão de sentir fome, que poderão comer o que quiser, que como o estômago foi “reduzido” não engordarão novamente. Não é assim que funciona e, no final das contas, a disciplina do paciente no pós-operatório será tão importante quanto o trabalho do cirurgião em si.

O ideal é que o paciente enxergue a cirurgia bariátrica como um facilitador para o emagrecimento, e não a solução em si. Se o paciente aproveitar a cirurgia para passar a adotar um estilo de vida mais saudável, é até melhor, pois a tendência é que os resultados melhorem ainda mais.

Dicas para evitar o reganho de peso após a cirurgia bariátrica

O objetivo deste artigo foi alertar os pacientes de cirurgia bariátrica a adotarem hábitos que evitem o reganho de peso após a operação. Em resumo, seguem algumas das sugestões:


Manter-se no acompanhamento pós-operatório com médicos, psicólogos e nutricionistas;

Seguir rigorosamente a dieta, pois a cirurgia bariátrica não faz milagres: encare a operação como um facilitador do emagrecimento e não como a solução;

Adotar hábitos saudáveis: aproveite que está mais magro e se habitue a praticar exercícios físicos para manter a boa forma;

Não caia na ilusão de que, com a operação, você deixará de sentir fome ou poderá comer o que quiser.

Artigo produzido por Marcos Chaves, redator da equipe do site Plano de Saúde

  © Free Blogger Templates Blogger Theme II by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP